sexta-feira, 30 de julho de 2010

Fontes de energia

A questão energética tem um significado bastante relevante no contexto das temáticas ambientais e da busca do desenvolvimento sustentável. Na verdade, esta questão tem influenciado, sobremaneira, as mudanças de paradigmas, principalmente, por dois motivos. Primeiro, porque o suprimento de energia é considerado uma das questões básicas para o desenvolvimento econômico. Portanto é comum que a questão energética, assim como aquelas associadas a outros setores de infra-estrutura, como o de transporte e o de telecomunicações, faca parte da agenda estratégica de todo e qualquer pais. Segundo porque vários desastres ecológicos e humanos das ultimas décadas tem relação intima com o suprimento de energia, oferecendo assim, motivação e argumentos em favor do desenvolvimento sustentável.

Fontes primaria de energia

As fontes primarias de energia são aquelas disponíveis tais como se encontram na natureza e que não sofreram ainda qualquer conversão. Estes sistemas atuam de modos diferentes, e algumas dessas diferenças são essenciais para a saúde do homem e para o futuro de planeta.
No mundo moderno, oito grandes fontes primarias são utilizadas para produzir energia útil, a partir de diferentes processos.

• combustíveis fósseis;
• elementos radioativos;
• recursos hídricos;
• ventos;
• radiação solar;
• biomassa;
• geotermias;
• oceanos;

Fontes de energia não renováveis:

Recursos energéticos não-renováveis é o nome atribuído aos recursos naturais que, quando utillizados, não podem ser repostos pela ação humana ou pela natureza, a um prazo útil.
Tanto os combustíveis fósseis como os nucleares são considerados não renováveis, pois a capacidade de renovação é muito reduzida comparada com a utilização que deles fazemos. As reservas destas fontes energéticas irão ser esgotadas, ao contrário das energias renováveis
As fontes de energias não renováveis são atualmente as mais utilizadas. Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) são fortemente poluidores, libertando dióxido de carbono quando queimados; causando chuvas ácidas; poluindo solos e água.

Petróleo

O petróleo é um combustível fóssil, produzido há milhões de anos atrás pela pressão de material orgânico, e é hoje encontrado em algumas zonas do subsolo da Terra. É a principal fonte de energia atual. O petróleo e gás natural são encontrados tanto em terra quanto no mar, principalmente nas bacias sedimentares (onde se encontram meios mais porosos - reservatórios), mas também em rochas do embasamento cristalino.
É de fácil transporte, mas seu potencial destruidor do meio-ambiente é muito grande pois libera grande quantidade CO2 para atmosfera sendo um dos grandes "vilões" do chamado aquecimento global, por causa, da sua grande utilização nos meios de transportes como carros e motos.

Gás natural

É encontrado, geralmente, junto das reservas petrolíferas.
É a mais barata e menos poluente dos combustíveis fósseis, mas de mais difícil extração, vem sendo utilizadas principalmente pelas indústrias, e pelos automóveis, mas vem sendo amplamente utilizados nas casas como gás de cozinha.

Carvão mineral

É uma das fontes de energia mais abundante mas também uma das mais poluentes, é utilizado nas hidrelétricas nas turbinas, tem ampla utilização nas indústrias como combustível quase que principal. O carvão mineral é um combustível fóssil natural extraído do subsolo por processos de mineração. É um mineral de cor preta ou marrom prontamente combustível. É composto primeiramente por átomos de carbono e magnésio sob a forma de betumes. Dos diversos combustíveis produzidos e conservados pela natureza sob a forma fossilizada, acredita-se ser o carvão mineral mais abundante.

Combustíveis nucleares

Um quilo de urânio é capaz de produzir tanta energia como um milhão de quilos de carvão.
É uma fonte de radioactividade, pelo que é de uso bastante perigoso e complicado, podendo haver vazão do material radioátivos e não existir um modo de tratamento ou de isolamento eficiente dos degetos ocasionados pela utilização ampla do urânio enriquecido. Hoje esses materiais vem sendo estocados em grandes piscinas para o seu resfriamento, mas não há previsão para que esses materiais voltem ao "normal".

Origem:google - Wikipédia, a enciclopédia livre

0 comentários:

Postar um comentário